Bolo integral de leite ninho com cobertura de brigadeiro – Bolo de Caneca

Amo cozinhar, aprendi com minha mãe que é quase uma mamma italiana; além da descendência, ela tem uma mão maravilhosa, já teve até rotisserie e me ensinou a sensibilidade necessária para a cozinha.

Nessa onda mais saudável, que não é costume de todos na minha casa, preciso providenciar minha comida quase todos os dias, do café da manhã, almoço até jantar; se não for minha mãe, sou eu (em breve serei só eu porque vou morar sozinha – assunto pro texto de amanhã). Pra não enjoar fazendo a mesma coisa ou não passar vontade, procuro receitas e adapto versões mais gordinhas das coisas que fico com desejo de comer.

Bolo Como falei no post sobre bolos de caneca, experimentei uma receita que vi no youtube e adaptei pra uma versão com ingredientes mais saudáveis. Substitui farinha branca, óleo de cozinha e leite normal, pelas versões que prefiro, como farinha integral, óleo de coco e leite sem lactose; tudo no chutômetro e deu mais do que certo. Amei num grau, que compartilhei no face e várias amigas pediram a receita. Agora está aqui =). (Lembrando que não consultei nutricionista e nem indico para pessoas com restrições. Só trouxe uma opção mais saudável de bolo, pra ajudar quem está na dieta.)

Ingredientes:

1 ovo
5 colheres de sopa de leite sem lactose
3 colheres de sopa de leite ninho
4 colheres de sopa de açúcar (não tinha mascavo, mas quem puder testar, me avise como ficou)
4 colheres de sopa de farinha de trigo (3 de integral e 1 de branca)
4 colheres de sopa de óleo de coco (na forma líquida – esquente alguns segundinhos no microondas, caso esteja sólido)
1 colher de chá de fermento

Modo de preparo:

Numa caneca, bata o ovo. Na sequencia misture o açúcar e o leite ninho. Depois junte as farinhas, o óleo e o leite. Por último o fermento. Coloque no microondas por 3 minutos. (Ficou gigante desse jeito que está na foto, mas é possível dividir em duas pessoas/canecas, perfeitamente).

Ingredientes para o brigadeiro:

1 lata de leite condensado diet

8 colheres de sopa de achocolatado (o que for da sua preferência, se puder ser cacau em pó, melhor)

1 colher de sopa de manteiga (na próxima vou usar óleo de coco – minha cobaia não deixou substituir dessa vez.rs)

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes na panela e mexa até engrossar.

image3

Quando o bolo estiver pronto, faça um corte em formato de cruz na parte superior e despeje parte do brigadeiro. O restante você pode despejar conforme for comendo. O brigadeiro é essencial.

Confesso que foi uma das melhores coisas que fiz na vida. Quem fizer, comenta depois aqui se gostou.

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