Dia especial dele, do amigo

Amigo é uma palavra com amplo significado. Uma relação que não se troca, não se apaga e nem perde o sentido.

Quem visita quando você está doente, liga quando seus pais têm um problema sério, conhece a história da sua família com muita intimidade e até senta no sofá da sua casa pra ganhar um carinho da sua avó. Te conhece e se interessa pela sua vida aonde quer que vocês estejam. Tudo que é importante pra você é pra ele também.

Ele sabe seus maiores micos, viu seus piores looks e não te deixa esquecer aquele corte de cabelo medonho ou aquela calça rosa que você amava. Lembra de todas as fases da sua vida, esteve na maior parte dos seus porres e juntos vocês já choraram e riram na mesma proporção.

Aquele telefone gravado nas últimas ligações, pra qual você ligou quando recebeu aquela promoção e escutou um “vamos comemorar”, ou pra chorar quando tomou aquele pé na bunda e ouviu “você merece muito mais”. Uma voz que acalma até quando você acha que o mundo vai acabar.

Amigo mesmo já brigou, desabafou com outro enfurecidamente e no dia seguinte mandou uma mensagem, só pra deixar claro que não importa quantos defeitos ele tenha, sua amizade vale mais do que qualquer projeto de perfeição. Amigo de verdade é transparente, sincero e genuíno, confia tanto que mostra todas as suas falhas, se abre por inteiro; e assim merece sua compreensão, até quando parecer impossível. Quer prova maior de amor do que confiança?

Todo amigo sabe as pessoas de quem você gostou, alertou das que não prestava e ao final de cada tentativa de romance frustrado, esteve lá para juntar todos seus cacos, mesmo com raiva por ter tentado evitar seu sofrimento. Coração de amigo sangra quando o outro está triste, sente junto. Se dedica, compreende até quando parece incompreensível. Um amigo de verdade é incapaz de machucar outro; por isso não mente, nem engana, muito menos abandona.

Sempre escuta horas de desabafo, minutos de choro intenso e até dias de silêncio. Tudo é relevante. Amigo chama pra sair, pra comer, pra bancar ou até pra dividir o perrengue. Nada se compara ao tempo gasto com um amigo. Causa ciúmes na mãe, no namorado, na paquera; porque é um vínculo inexplicável.

As maiores frustrações da vida vem de amizades não correspondidas; talvez por que esperamos tanto respeito dos outros, quanto temos de cada um dos nossos amigos. Relações duradouras, especiais e importantes. Amigo de verdade a gente conta na mão, escreve em cartão e guarda num lugar especial, no fundo do coração. Vale um braço, uma noite, uma vida.

Aos meus amigos, com muito amor.

Vivian Rabello

 

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: