Calendário fashion

O Brasil possui cada vez mais relevância no mundo da moda. Em todos os setores, marcas, modelos, estilistas, stylists, sites, entre muitos outros, viraram referência para o mundo todo. O problema é que vivemos em estações opostas às das outras grandes cidades do circuito fashion; pensando nisso, estamos em uma constante luta para aproximar os eventos nacionais dos internacionais. Hoje a Dé veio explicar sobre o calendário da moda, já que algumas pessoas se confundem com o que os desfiles apresentam e com as tendências que devemos prestar atenção para usar na próxima estação.

Que tal entender de uma vez por todas o calendário de moda?!

Se você é novo no universo fashion e não entende muito bem porque desfiles de outono/inverno acontecem no verão e os desfiles de verão acontecem no inverno, nós, vamos dar uma mãozinha.

Runway A moda brasileira segue as tendências da moda internacional, mas adapta as peças de roupa ao mercado brasileiro. Como a maioria dos estilistas mais famosos tem suas sedes em cidades na Europa e América do norte, o calendário internacional do mundo fashion funciona de acordo com as estações nesses países.

Por tanto, as estações acontecem ao inverso daqui. Veja como funciona o calendário fashion internacional:

Primeiro semestre – Acontecem os desfiles com as tendências para a Primavera/Verão.

Segundo semestre – Acontecem os desfiles com as tendências para o Outono/Inverno.

Já no Brasil, funciona da seguinte forma:

Primeiro semestre – Acontecem os desfiles com as tendências para o Outono/Inverno.

Segundo semestre – Acontecem os desfiles com as tendências para a Primavera/Verão.

Runway Por isso, ficamos um pouco perdidos quando vemos a coleção de outono/inverno nas passarelas da Europa, enquanto o sol brilha bem forte no nosso país tropical. O bom, é que já sabemos o que vai aparecer na próxima temporada.

Vale lembrar, que o que estão apresentando no primeiro trimestre para a primavera/verão lá, será visto no quarto trimestre do ano por aqui.

Agora, coitados dos modelos né, porque com esse calendário ao contrário, as coleções são preparadas antecipadamente, ou seja, modelos fotografam de biquínis no frio cortante do inverno , ou posam com grandes e volumosos casacos no calor de derreter do verão.

No final das contas, tudo é uma mera questão de geografia!

Andrea Muiños

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: